MINHA HISTÓRIA




Nascido no dia 19 de Agosto de 1975, na cidade de João Pessoa/PB, filho de José Barbosa de Castro Filho e Maria José de Oliveira Castro.
Aos 7 anos de vida em 1983, viu pela tv algumas imagens do show da banda de Heavy Metal Kiss, que o deixou profundamente impressionado. Especialmente o solo de bateria do músico Eric Carr, que lhe deu a convicção de que um dia seria baterista.
No ano de 1985, também pela tv, viu a apresentação das bandas Iron Maiden, Scorpions e Ozzy Osbourne no  Rock in Rio. E dessa vez, com 10 anos de idade, passou a considerar-se um Head Banger (fã da música Heavy Metal). Mas desse período em diante sua vida passou a declinar e em pouco tempo começou a fumar, beber e viver uma vida dissoluta em diversas orgias, todas regadas ao som da música Heavy metal.
Aos 14 anos de idade teve seu primeiro contato com drogas (maconha e anfetaminas) e a partir daí não parou.
Formou com alguns amigos uma banda de Hardcore (estilo musical punk mais agressivo) chamada Decadêcia. Porém, nunca conseguiram tocar em um show ao vivo.
Sua vida ia de mal a pior e a cada dia, por influências de alguns amigo, conhecia mais e mais o mundo do satanismo dentro da música, ainda que em seu coração ele dizia que não era satanista e tinha a certeza de que um dia serviria ao Senhor.
De muitas maneiras diferentes o diabo quis ceifar sua vida, mas o Senhor que o tinha predestinado não o permitiu.
Foi quando no dia 17 de Julho de 1992, em um sábado pela manhã, depois de uma noite de abusos de álcool e drogas, viu-se em uma mesa de bar com outro rapaz e duas moças que não conhecia. Passou a pensar em sua vida e ouviu uma voz que lhe disse: CRISTO OU MORTE! (Uma alusão ao jargão de skatistas que dizia “Skate ou morte”). Então, decididamente levantou-se e andou por seu bairro à procura de uma igreja. Encontrou uma Assembleia de Deus com as portas abertas para um culto de consagração para senhoras. Entrou e recebeu o Senhor Jesus como o Salvador de sua vida.
Contudo, seu estilo de roupas, seu cabelo e a barba que usava chocavam os membros daquela igreja. Foi quando seu irmão, o então presbítero Ronaldo, o convidou a frequentar um ministério que fazia poucos anos havia chegado à cidade: A Assembleia de Deus, ministério de Madureira. Naquela igreja ele encontrou guarida e com o amor daqueles irmãos, trocou suas vestes e seu estilo de vida totalmente. Três meses após, foi batizado nas águas, bem como foi convidado pelo então Pastor Álvaro para ser presidente da recém-criada Mocidade. Logo após também foi consagrado ao cargo de auxiliar de trabalho (uma espécie de aspirante ao diaconato). Nestas funções, desempenhou diversos trabalhos desde a direção de cultos, serviços de portaria da igreja, criação e direção de uma consagração para jovens, e criação e direção de congresso para jovens.
Após 7 meses de sua conversão, conheceu a jovem Sulamita Oliveira em um congresso para Senhoras na cidade de Santa Rita/PB. Em bem pouco tempo começaram a namorar e sabiam que este relacionamento estava dentro da aprovação de Deus, pois em 3 anos contraíram matrimônio.
No ano de 1994 fundou com alguns amigos da Igreja Betel Brasileiro sua primeira banda Gospel, a Banda “Aliança”, que manteve suas atividades por alguns anos. Sua então namorada Sulamita Oliveira era uma das vocalistas. Chegaram a tocar em diversas denominações e cidades, chegando até Serra Negra no Rio Grande do Norte.
Após encerradas as atividades dessa banda, ele funda a banda “Força e Louvor” com membros de sua igreja. Esta banda tinha a característica mais denominacional, porém também tocaram em diversos lugares.
No dia 30 de Agosto de 1996, depois de 2 anos de namoro e 1 ano de noivado, contraiu matrimônio com o grande amor de sua vida, Sulamita Castro.
Em 1997 nasce seu primogênito, Nathan Castro.
No ano de 1999 nasce seu filho caçula, Ricardo Castro Jr. Foi quando no segundo semestre desse ano ingressou o Seminário Teológico C.E.U.S (Centro Educacional Unidos e Seminário). Também iniciou uma carreia de professor de Escola Dominical que durou alguns anos e logo em seguida veio a sua consagração ao diaconato.
No ano de 2003, mas uma vez que devido às circunstâncias teve que mudar de igreja, passou a fazer parte da Banda “Plena Virtude” junto com sua esposa.
Depois, por causa da mudança de bairro, mudou novamente de Igreja e passou a fazer parte da banda “Exodus” que ministrava louvor naquela igreja. Mas com a mudança de componentes daquela banda, o pastor trocou seu nome para “Mount Hermon”.
No ano de 2007 veio sua consagração ao Presbitério e seu ministério de pregação já estava bem firmado, ministrando a palavra de Deus em diversas igrejas.
Com a mudança na presidência de sua igreja (o antigo pastor havia sido convertido ao islamismo), no ano de 2009 veio sua Ordenação ao Pastorado e ele passou a ser o dirigente da congregação Assembleia de Deus no Bairro de Mangabeira 1 em João Pessoa/PB.
A referida congregação havia passado por diversos escândalos e por uma divisão que quase levou ao fechamento de suas portas. Assumiu aquela congregação com apenas com 12 pessoas. Com o passar do tempo e com o trabalho duro de evangelismo e pregação da Palavra de Deus, a congregação começou a florescer e houve muitos batismos de novos convertidos, bem como a adesão de outros irmãos descontentes com suas congregações.
Contudo, 02 anos depois houve uma nova mudança na presidência de sua denominação. E o novo presidente, desprezando as vidas resgatadas das mãos do diabo, e tendo em vista o parco retorno financeiro que a congregação proporcionava ao ministério, deu ordens para seu fechamento. E mesmo diante de todos os argumentos apresentados, o mesmo estava irredutível.
Foi quando, depois de uma assembleia com os membros da igreja, o pastor Ricardo Castro funda a Igreja Bíblica Vida Eterna (IBVE) no terraço de sua casa. Com a comunhão e o amor abnegado dos irmãos, a igreja conseguiu levantar um prédio à rua José Rosas, nº 168, bairro Mangabeira 1 na Cidade de João Pessoa/PB.
Desde então a igreja tem sido uma prova vida das Palavras de Jesus em Mateus 16:18 “E as portas do inferno não prevalecerão contra a minha igreja”.
O Pastor Ricardo Castro continua com seu ministério de Pregação e ensino da Palavra de Deus, mas deixou seus filhos Nathan e Ricardo Castro Jr. junto com sua esposa Sulamita Castro com a direção do ministério de Louvor da Igreja. Eles fundaram a Banda Pacto7 e já lançaram diversos trabalhos nas plataformas de Streaming.

Soli Deo Gloria.

Comentários

  1. É Deus é Deus e a obra dele nunca para os determinados em levar a Sua Palavra!! Parabéns ao Casal Jesus os Abençoe!!!

    ResponderExcluir
  2. Conhecendo seu Blog agora, parabéns meu irmão deixe DEUS lhe usar.

    ResponderExcluir
  3. Graça e paz pastor!
    Deus vos abençoe ricamente pelo Blog.
    Visite-me também:
    www.logostheos.wixsite.com/logos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI

Postagens mais visitadas